Tanto no Maternal 1 quanto no Maternal 2, as crianças aprendem sobre habilidades emocionais como reconhecer seus sentimentos e nomeá-los, além de criar empatia e capacidades sociais para interagir com outras crianças sabendo respeitar as diferenças.
Neste período, o aprendizado cognitivo se desenvolve progressivamente e as habilidades manuais vão ganhando maiores estímulos e dificuldades. As crianças vão adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar e folhear. Durante o processo de desenvolvimento motor, as habilidades vão se aprimorando e sendo combinadas entre si para a realização de movimentos mais complexos.
Na Maternal, as crianças demonstram também maior interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, formulando e respondendo perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos, da mesma maneira que começam a ter noção das relações espaciais e temporais, assim como a relacionar com números a quantidade de objetos apresentadas.