É normal que mães e pais fiquem curiosos e ansiosos durante o desenvolvimento da fala de seu bebê. Trata-se de um processo que varia de criança para criança, mas uma pergunta muito comum entre os responsáveis é a seguinte: com quantos meses o bebê começa a falar? Para responder a esse questionamento, nós, da Creche e Escola Sunny Days, preparamos um conteúdo sobre o desenvolvimento da fala. Acompanhe:
1- Como deve ser o desenvolvimento da fala por idade
2- Desenvolvimento da fala infantil de 0 a 2 anos: como estimular o bebê a falar
3- Desenvolvimento da fala infantil de 0 a 5 anos: como estimular a criança a falar
4- Como a creche/escola pode auxiliar no desenvolvimento da fala
5- Atraso na fala: o que fazer?
Como deve ser o desenvolvimento da fala por idade
Muito antes da linguagem verbal, a criança se comunica de outras maneiras. O choro, por exemplo, é um dos primeiros meios de expressão, e podemos classificá-lo como um dos principais até o bebê crescer e ser capaz de pronunciar as primeiras palavras. Abaixo, elaboramos uma lista de desenvolvimento por idade, de acordo com o crescimento de uma criança neurotípica e sem atraso na fala.
De 2 a 3 meses: podemos dizer que é o começo do desenvolvimento da fala, uma vez que os primeiros sons são emitidos, como “angu”, “guu”, “bá”. Esses sons são acompanhados por um olhar fixo no rosto dos pais, como se o bebê estivesse tentando imitar a comunicação verbal.
De 4 a 6 meses: nesta fase, o bebê já responde a estímulos, emitindo sons balbuciados.
De 7 a 9 meses: neste estágio, o bebê já entende a palavra “não” e emite sons diferentes com a junção de sílabas, como “mamamama” ou “babababa”. Além disso, ele tenta imitar sons que outras pessoas fazem.
De 10 a 12 meses: nesta etapa, o bebê começa a compreender ordens simples, como “dá” ou “tchau”, a emitir sons parecidos com a fala, como “mama” e “papa”, a soltar exclamações como “uh-oh!” e a tentar repetir as palavras que ouve.
De 13 a 18 meses: neste período, o bebê consegue utilizar entre 6 e 26 palavras simples, além de dizer “não” balançando a cabeça. Quando não consegue se comunicar, ele aponta para mostrar.
De 19 a 24 meses: nesta época, o bebê já é capaz de dizer o seu primeiro nome, juntar algumas palavras e formar frases. Ele também começa a falar sozinho enquanto brinca e aponta para objetos, imitando o seu som.
Aos 3 anos: neste estágio, a criança pronuncia o nome de objetos e ações do seu dia a dia. Além disso, começa a entender palavras mais complexas como “dentro”, “embaixo” ou “em cima”.
Aos 4 anos: nesta idade, o vocabulário da criança já é bem extenso. Ela consegue formar frases de cinco a seis palavras e contar pequenas histórias.
Aos 5 anos: neste período, a criança já consegue articular corretamente os sons da fala e tem um vocabulário com mais de 6 mil palavras. Além disso, faz o uso adequado dos tempos verbais.
Desenvolvimento da fala infantil de 0 a 2 anos: como estimular o bebê a falar
De 0 a 2 anos, o desenvolvimento da fala dos bebês é estimulado com brincadeiras sensório-motoras. Dessa forma, eles passam a fazer imitações por meio de gestos corporais e vocais e são capazes de descobrir novos objetos. Durante essa fase de exploração, é ideal que o pequeno disponha de um ambiente adequado. Afinal, a segurança é fundamental na hora do desenvolvimento de suas potencialidades.
Desenvolvimento da fala infantil de 0 a 5 anos: como estimular a criança a falar
A partir dos 2 anos, o desenvolvimento da fala das crianças costuma ser incentivado por meio de brincadeiras e jogos que trabalham a ludicidade. Um ótimo exemplo é o faz de conta: uma dinâmica em que os pequenos, além de serem estimulados a desenvolver a imaginação, conquistam novas habilidades linguísticas que os auxiliam na comunicação com o mundo e com os adultos.
A Creche e Escola Sunny Days conta com profissionais especializados para ajudar o seu filho durante o desenvolvimento da fala. Quer saber mais sobre a nossa proposta?
Como a creche/escola pode auxiliar no desenvolvimento da fala
Na creche e escola Sunny Days, a criança é colocada no papel central da aprendizagem. Com base na linha pedagógica socioconstrutivista, utilizamos do protagonismo e da atuação ativa para garantir que nossos alunos ampliem a percepção do mundo e de si mesmos, organizando seus pensamentos e vivenciando suas emoções.
No desenvolvimento da fala, as crianças têm a oportunidade de explorar diversas fontes sonoras. Aqui, elas acompanham brincadeiras cantadas e músicas, participam de situações de escuta em diferentes tipos de contação de histórias e vivenciam ritmos, velocidades e equilíbrio nas aulas de psicomotricidade e nas brincadeiras com danças e movimentos.
Atraso na fala: o que fazer?
Caso identifique qualquer sinal de atraso no desenvolvimento de fala do seu filho, aconselhamos que o leve a uma consulta com um profissional especializado. A partir de uma análise individualizada, é possível identificar se realmente existe um atraso ou não. Se houver, de fato, alguma questão, o profissional poderá indicar o tratamento mais adequado.
Quer saber mais sobre como a creche e escola Sunny Days auxilia no desenvolvimento de fala do seu filho?