A alimentação interfere diretamente nos aspectos físico, mental e emocional das crianças. Por isso, incentivar bons hábitos alimentares durante a infância é fundamental para o desenvolvimento de indivíduos saudáveis. A fim de que você entenda melhor a importância da boa alimentação para as crianças, preparamos este conteúdo sobre nutrição infantil.
1- O que é nutrição infantil?
2- Qual a importância da nutrição infantil?
3- Nutrição materno infantil: o que é importante saber
4- Dicas de nutrição infantil: nutrientes e hábitos importantes
5- Quando procurar um especialista em nutrição infantil?
O que é nutrição infantil?
A nutrição infantil tem como foco o desenvolvimento alimentar integral das crianças. A atuação do nutricionista pediátrico é baseada nas necessidades nutricionais de cada criança, estimulando sempre o gosto dos pequenos por alimentos saudáveis. Para que esse acompanhamento gere bons resultados ao longo da formação do indivíduo, é recomendado que comece ainda no período gestacional e siga até a adolescência, passando por todas as fases da infância.
Qual a importância da nutrição infantil?
Manter uma alimentação balanceada é fundamental em todos os períodos da vida, principalmente na infância, quando os hábitos alimentares começam a ser moldados. A nutrição infantil é a área responsável por introduzir e desenvolver a prática da alimentação saudável, de acordo com as exigências nutricionais de cada criança. Assim, é possível contribuir para um adequado desenvolvimento físico, mental e emocional, além de prevenir diversas doenças, como a obesidade infantil, a subnutrição e outros distúrbios alimentares.
Na Sunny Days, toda a alimentação é feita na própria creche e adaptada para cada faixa etária! O nosso cardápio é preparado e acompanhado, continuamente, pela nossa nutricionista, especializada em nutrição infantil. Além disso, selecionamos alimentos frescos, saudáveis e de qualidade para o preparo das nossas refeições.
Nutrição materno infantil: o que é importante saber
A nutrição materno infantil compreende importantes fases da vida de uma mulher que está tentando engravidar ou que já está grávida. O especialista dessa área é o responsável por orientar, tanto a mulher quanto o seu parceiro, sobre os melhores alimentos para estimular a fertilidade, suplementando o casal de forma individualizada. Além disso, quando a mulher já estiver grávida, ele acompanhará todo o processo gestacional, prescrevendo um plano alimentar para cada fase da gestação e auxiliando no controle de peso da futura mãe.
Após o nascimento da criança, no período de amamentação, o nutricionista materno infantil passará a cuidar da dieta da mãe, indicando alimentos que contribuam para o adequado desenvolvimento do bebê.
Dicas de nutrição infantil: nutrientes e hábitos importantes
Os nutrientes são todas as substâncias encontradas na composição dos alimentos, sendo fundamentais para o desenvolvimento e a manutenção das funções vitais dos organismos vivos. Para que as crianças possam crescer de forma saudável, é necessário que os nutrientes listados abaixo estejam sempre presentes na alimentação dos pequenos
– Vitamina A: manga, cenoura e mamão
– Vitamina C: acerola, laranja, kiwi e morango
– Vitamina D: ovos, salmão, leite e derivados.
– Zinco: ovos, carnes vermelhas e leguminosas
– Complexo B: peixes, espinafre e couve.
Além dos nutrientes, que são fundamentais para um crescimento saudável, é importante que, desde pequenas, as crianças sejam incentivadas a desenvolver bons hábitos alimentares. Sabemos que nem sempre é fácil, por isso, separamos seis dicas para te ajudar durante esse processo. Confira!
1- Estimule a criança a experimentar frutas e verduras. Coma com elas!
2- Fique atento à quantidade de sal nos alimentos ao preparar as refeições.
3- Não ofereça açúcar até a criança completar dois anos de idade.
4- Evite alimentos industrializados.
5- Evite oferecer doces e refrigerantes como recompensa para as crianças.
6- Caso tenha dúvidas mais específicas, procure o auxílio de um profissional especializado.
Quando procurar um especialista em nutrição infantil?
A alimentação está presente em todas as fases da vida, principalmente durante a infância, quando esses cuidados desempenham um papel educativo. Por isso, o desenvolvimento de hábitos saudáveis deve começar desde cedo. Sendo assim, você não precisa de um motivo específico para procurar um especialista, mas existem alguns sinais de alerta, como a seletividade alimentar extrema e a obesidade. Lembre-se de que, ao tomar essa atitude, você estará melhorando, consideravelmente, a qualidade de vida do seu filho!
Quer saber mais sobre o assunto?